A23 – Combo de Produtos
Necessidade
Ter a possibilidade de no pedido de venda ao incluir itens e atingir uma regra específica cadastrada no DataSul, o sistema ativar preços específicos para determinados produtos por vendedor, clientes, grupos de clientes, produtos ou grupo de produtos, Regiional de Vendas, Supervisor e Organização de Venda (Estabelecimento). A funcionalidade da combo poderá gerar dos tipo de bonificações, descontos em determinados itens, ou gerar um pedido com o próprio item bonificado.
Solução
Criar uma nova estrutura de dados para controlar esses COMBOS, tanto cabeçalho da COMBO, quanto os itens da COMBO As COMBOS podem ser cadastradas por UF, Grupos De Clientes, Clientes, Representantes, Organização de venda (Estabelecimento), Supervisor, Condição de Pagamento, Frete, Clientes, Regional de Vendas e Família de Produto (Família, Grupo Estratégico e Marca do Produto) e essas informações estarão no cabeçalho da COMBO. Nos itens da COMBO vamos informar qual produto, a quantidade que precisa ser atingida para ativar a COMBO. Informar categoria, se é por valor ou mercadoria que vai ser bonificada na venda, se for valor informar o percentual no cadastro, então o sistema irá aplicar um desconto baseado nesse percentual. Se for mercadoria o sistema irá gerar um pedido automático de bonificação com os itens que foram definidos na tabela de itens da COMBO como mercadoria.
Regras de Negócio
- RN1 – Ao realizar a combinação necessária de produtos o sistema deverá perguntar se deseja ter a COMBO de itens.
- RN2 – Se o vendedor clicar em SIM, o desconto já deve ser aplicado, ou gerado um pedido de bonificação se a COMBO for cadastrada do tipo Mercadoria.
- RN3 – Se clicar em NÃO vai o preço de tabela.
- RN4 – Uma vez o vendedor clicando em NÃO terá que remover e inserir os itens novamente para o sistema validar novamente a COMBO.
- RN5 – Uma vez gerado a COMBO o sistema não irá emitir pedido de acerto de preço.
- RN6 – O cálculo do desconto da COMBO será dado no valor que o vendedor digitar.
- RN7 - Se o valor digitado ultrapassar o valor mínimo aplicar o desconto no valor mínimo e não no que foi digitado.
- RN8 – Se o valor digitado ultrapassar o valor máximo, aplicar o desconto no valor máximo e não no valor digitado.
- RN9 – A COMBO ativada não é para permitir editar o preço dos itens da COMBO.
- RN10 – Os descontos aplicados para os itens da COMBO dever ser detalhados na tela de decomposição de preço.
- RN11 – No aviso da COMBO o sistema deve descrever se a COMBO é por valor ou mercadoria.
- RN12 – Se o tipo de COMBO cadastrada for do tipo Mercadoria o sistema deverá gerar um pedido de bonificação automático, o mesmo deve ter o pedido de venda como seu pedido pai.
- RN13 – O Sistema não precisa mostrar o pedido de mercadoria como faz com o acerto de preço, basta gerar, pois o vendedor não precisa editar nada no pedido de mercadoria.
- RN14 – Deverá ser calculado o Lead Time normalmente.
- RN15 – Criar um filtro no relatório de pedido para listar pedidos de uma determinada COMBO.
- RN16 – Não poderá ter itens de Percentual e Mercadoria na mesma COMBO.
- RN17 – Se o produto estiver na regra A22 a prioridade é o combo.
- RN18 – No pedido que irá gerar a mercadoria deverá atentar para a quantidade múltipla, Ex: Se com 10 itens o sistema gera um pedido com um outro item, se o pedido tiver 20 o sistema irá gerar um pedido com dois itens.