Tamo Junto

De GeoSales
Ir para navegação Ir para pesquisar

O processo de comunicação e troca de massas de dados entre o ERP do cliente e o GeoSales se dá por diversos meios e APIs que possibilitam e, dado o devido grau, otimizam o envio/entrega dos dados. Este processo deve alimentar, inclusive, o sistema GeoSales que opera em dispositivos móveis, sendo que, neste último, o processo de envio de massa de dados se dá por meio de sincronismo.

Syncserver

Antes de falarmos do Tamo Junto, precisamos apresentar o sistema que o GeoSales dispunha para a realização de sincronismo. Estamos falando do Syncserver. Sistema de marcação vertical de dados, com o intuito de enviá-los à plataforma Mobile. Por sistema de marcação vertical, entendemos ser o preenchimento vertical de tabela (no caso, a LOG), num processo que, pela sua natureza, e pela quantidade de processos que demandam dados desta tabela, provoca enfileiramento de processos e, por consequencia, maior tempo de execução. Trabalha com dados pré fabricados (tabela LOG), que torna a análise de problemas facilitada, bastando para isso selecionar dados na tabela LOG. Ao sincronizar os dados para o mobile, as versões, tanto a do syncserver quanto do mobile devem estar alinhados. Caso haja diferença de versões, o sistema buscará os dados de atualização, causando ainda mais demora na sincronização. As syncs podem ser completas (full) ou incrementais.

O Tamo Junto

Sistema de marcação horizontal de dados, com intuito de enviá-los à plataforma mobile. Por sistema de marcação horizontal, entendemos ser o preenchimento linear para envio dos dados para sincronização, sem a necessidade de uso de uma tabela específica. Os dados de sincronização são pesquisados e enviados de forma on-line, portanto, não há dados pré-fabricados. Diferente do syncserver, que busca por tabela (LOG), o TJ busca por objetos em todas as tabelas do banco, para envio ao mobile. Por ser um processo descentralizado e independente, a velocidade de sincronização é substancialmente maior do que no syncserver. A análise inicial de problemas, no entanto, é um pouco mais trabalhosa, pois, por ser descentralizado, as informações não estão disponíveis numa única tabela, como no caso do syncserver. Portanto, a busca de dados se dá por meio de uma função com as especificações de busca encapsuladas no seu interior.
   As sincronizações no TJ ocorrem tanto em modo completo (full) como de modo incremental, com a diferença de que, ao contrário do syncserver, cujas informações de envio são mandatórias, no TJ, caso algum dado enviado não tenha o devido aporte estrutural para recebê-lo, o dado é siplesmente descartado, o que faz com que este processo tenha ainda mais velocidade de sincronismo.


Modelos