Aplicação de LeadTime de Faturamento e data de entrega
Histórico de Alterações
Data | Quem | Comentários |
---|---|---|
20/10/2018 | Ryvane Maria | Criação do documento |
Necessidade
Aplicar, na tiragem de pedidos do portal GeoSales, as informações de LeadTime de faturamento e de entrega inseridas no cadastro de LeadTime especificado no documento 'Cadastro de LeadTime de Faturamento e data de entrega'.
Conforme mencionado neste documento, o LeadTime de faturamento define o tempo que determinado pedido levará, desde o cadastro do pedido, até ser possível que este pedido seja faturado. O LeadTime pode ser diferente para famílias de produtos diferentes, de acordo com a quantidade a ser produzida, ou diferentes organizações de venda, visto que cada tipo de produto, bem como cada produtora, possui uma logística diferente de produção e estocagem. No caso de produtos produzidos sob demanda, ou seja, em que a produção só se inicia após a encomenda do produto, o LeadTime de faturamento é o tempo em que este produto leva até estar pronto para ser faturado.
O LeadTime de entrega, por sua vez, é definido pelo tempo que o pedido levará para ser entregue, desde o seu cadastro. Este tempo pode ser determinado baseando-se em diversos fatores, como por exemplo a organização de venda de onde terá origem, e o destino que o pedido será entregue.
Solução
A partir dos dados inseridos no cadastro de LeadTime de faturamento e data de entrega serão aplicadas, no momento da tiragem de pedidos, as validações de ambos os LeadTime cadastrados.
O LeadTime de faturamento, após cadastrado, será validado de forma que o vendedor não possa inserir uma data de faturamento que esteja fora do parametrizado. O vendedor poderá alterar a data de faturamento, o que refletirá consequentemente na data de entrega, pois as datas de faturamento e de entrega estão associadas.Essa data de faturamento deverá ser validada novamente conforme as regras de parametrização vigentes no momento da edição. Caso haja um atraso no LeadTime de faturamento, um e-mail é disparado ao vendedor e ao cliente para informar a cerca da situação.
O LeadTime de data de entrega, por sua vez, define o período em que o pedido pode ser entregue, de acordo com sua data mínima e máxima. Esta validação será aplicada de forma que tenha seu início de contagem a partir da data de previsão de faturamento, também inserida pelo vendedor no momento da venda.
Desta forma, será possível limitar a data de entrega e a data de faturamento dos pedidos a quantidade mínima/máxima de dias cadastradas.
Implementação
- Validar informações de LeadTime de faturamento:
De acordo com as informações parametrizadas no cadastro de LeadTime, a data de faturamento inserida pelo vendedor deverá ser validada de forma que não possa ser inserida uma data de faturamento menor que a cadastrada de acordo com os parâmetros: organização de venda, destino do pedido e família de produtos. Além disso, é importante salientar também que deverá ser levado em consideração para contabilizar os dias de LeadTime, o horário de corte parametrizado.
- Validar informações de LeadTime de entrega:
De acordo com as informações parametrizadas no cadastro de LeadTime, a data de entrega do pedido será definida pela data máxima de entrega parametrizada no cadastro de LeadTime de acordo com os parâmetros: organização de venda, destino do pedido e família de produtos. Ou seja, a data de entrega do pedido será sempre a data máxima de entrega parametrizada.
É importante salientar que deve ser considerada a data de maior valor dentro do pedido, ou seja, caso haja diferentes LeadTime cadastrados para diferentes itens inseridos no pedido, deverá ser considerada a data de maior valor. Além disso, é importante salientar também que deverá ser levado em consideração para contabilizar os dias de LeadTime, o horário de corte parametrizado.
- Cenário de alteração de data de faturamento:
Ao editar um pedido que ainda não foi efetivado, deve ser possível que o usuário altere a data de faturamento. Esta alteração pode ser feita desde que a nova data de faturamento seja novamente validada considerando e respeitando o LeadTime Vigente no momento da edição do pedido.
- Alterar data de entrega e de faturamento expirada na análise do pedido:
Alguns pedidos podem gerar pendências que irão aguardar aprovação para que o pedido seja enviado ao ERP. Esses pedidos ficam aguardando até que o supervisor responsável realize a aprovação. Esse tempo de espera, por algum motivo, pode ser longo, de forma que a data de faturamento e de entrega definida pelo vendedor seja expirada antes que o pedido seja aprovado.
Caso isso ocorra, é necessário que o GeoSales identifique que a data de entrega e/ou de faturamento já foi expirada, e realize novamente a validação de LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega. Realizada essa validação, o GeoSales deverá substituir a data de entrega e de faturamento do pedido pelas datas mínimas do LeadTime de entrega e de faturamento. Por exemplo: a data de entrega do pedido será substituída pela data mínima de entrega respeitando o LeadTime, e a data faturamento será substituída pela data mínima de faturamento respeitando o LeadTime.
É importante salientar que essas datas deverão ser alteradas no pedido, e será possível que o vendedor visualize essa informação alterada.
Regras de Negócios
[RN1] - O LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, será o mesmo para todos os pedidos, indiferente do seu tipo.
[RN2] - A quantidade de dias mínima/máxima para entrega será contada a partir da data de faturamento do pedido.
[RN3] - As validações de data de entrega serão feitas no momento da criação do pedido, portanto, será usado como parâmetro de validação os dados vigentes na data atual de edição do pedido.
[RN4] - O sistema deve definir a data de entrega dos pedidos de acordo com a quantidade máxima de dias, cadastrada segundo os parâmetros do CRUD que será criado para essa finalidade.
[RN4] - As informações de LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, tem como finalidade restringir o vendedor a inserir as informações corretas no pedido, e não será possível visualizar essas informações em nenhuma etapa do processo de cadastro de pedidos.
[RN5] - Será usado como LeadTime base de faturamento ou de entrega, o de maior valor dentro do pedido.
[RN6] - O vendedor poderá alterar a data de faturamento, o que refletirá consequentemente na data de entrega, devido ao cálculo de LeadTime.
[RN7] - O LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, deverão considerar o horário de corte parametrizado no Cadastro de LeadTime. Caso o horário definido já tenha sido ultrapassado, o dia em questão não irá mais contabilizar o LeadTime. Ou seja, a contagem irá iniciar no dia seguinte, consequentemente acrescentando um dia a mais no LeadTime.
[RN8] - Será criado no GeoSales um cadastro de feriados, que poderá ser parametrizado no GeoSales. Os LeadTime de faturamento e de entrega não contabilizarão os feriados cadastrados.
[RN9] - A alteração da data de entrega e de faturamento mediante a sua expiração no momento da aprovação do pedido não irá ser comunicada ao vendedor através de e-mails, alertas ou outros meios. Porém, será possível que o vendedor visualize essa informação pesquisando por esse pedido.
[RN10] - Caso o usuário deseje editar o pedido, os LeadTime de faturamento e de entrega serão validados novamente, de acordo com a data de edição do pedido.
[RN11] - CASO NAO TENHA LEADTIME NAO VAI VALIDAR QUANDO FOR APROVAR.
Regras de Integração
[RI1] - As informações de LeadTime de entrega e de faturamento não serão enviadas ao ERP.
Aprovação
Considero aprovada a documentação da funcionalidade especificada acima, e autorizo a implementação da mesma no Sistema GeoSales, em nome da Organização a qual estou vinculado.
GeoSales
Setor | Aprovado Por | Data |
---|---|---|
Gerente TI - GeoSales | Leonardo Sousa | 18/12/2018 |
Empresa solicitante
Setor | Aprovado Por | Data |
---|---|---|
TI | ||
Gestor do Projeto | ||
Diretoria |