Rateio de Bonificação

De GeoSales
Ir para navegação Ir para pesquisar

Histórico de Revisões

Data Quem Comentários
09/03/2018 Ryvane Maria Criação do Documento

Necessidade

Toda bonificação gera um custo para a empresa pois, o valor bonificado, deverá ser arcado de alguma forma.

Para que uma bonificação gere o mínimo possível de despesas, é necessário que no momento em que estiver sendo feito o pedido de bonificação, o sistema atribua a esta bonificação o menor valor possível.

Este valor deverá ser rateado entre verba e comissão do vendedor.

Solução

Quando estiver sendo feito um pedido de bonificação, a tabela 111 será carregada na tabela PRODUTO_CUSTO, e o pedido de bonificação será feito usando o valor encontrado na tabela PRODUTO_CUSTO. Porém, para fazer o rateio, será criada uma tabela de preço de bonificação, onde o valor a ser rateado se trata do menor valor encontrado para o item vezes a sua quantidade.

Integração

Inicialmente, quando o usuário estiver realizando um pedido do tipo bonificação, será carregada a tabela PRODUTO_CUSTO, que conterá as informações da tabela 111 do ERP.

Para que isso ocorra de forma correta, o parâmetro de configuração ID_BONIFICACAO_VALOR_CUSTO deve ser preenchido com o valor 'S'.

Para que o rateio seja feito sob o menor valor possível do pedido de bonificação, deverá ser gerada a tabela de bonificação para este fim. Essa tabela, que é um espelho da tabela de venda, será apontada a partir do campo A1_XTBBON da tabela SA1. Esse campo contém a tabela que consta o menor valor para o item.

(Por exemplo: Se no campo A1_XTBBON da tabela SA1 tiver o valor 047, significa que o menor valor possível para aquele item será buscado na tabela 047 do ERP.

Sendo assim, a partir desta tabela (a 047 por exemplo) o sistema deverá buscar o menor valor encontrado. É importante salientar que esta tabela é escalonada, ou seja, o menor preço para o produto será aquele aplicado para a maior quantidade possível, é exatamente este preço que o sistema deverá utilizar para o rateio, desconsiderando o escalonamento.

(Desconsiderar o escalonamento significa que o valor aplicado para 20 unidades por exemplo, será utilizado para o rateio de uma unidade apenas. Desta forma, garantimos que o menor valor possível será utilizado.)

Desenvolvimento

O valor a ser rateado será o menor valor possível encontrado na tabela de bonificação vezes a quantidade de itens para aquele valor.

(Por exemplo, se o vendedor realiza um pedido de bonificação com 10 itens e o valor encontrado na tabela gerada de bonificação é R$12,00, o valor a ser rateado será R$120,00.)

Feito este tratamento nos valores de bonificação, o valor a ser rateado será enviado para a tela de rateio, onde já é realizado o rateio por valor e por prazo médio, e o rateio por bonificação será incluído. A bonificação a ser rateada, neste caso, é a soma de todos os produtos que estão sendo bonificados , levando em consideração não o valor do PRODUTO_CUSTO (que foi usada no pedido de bonificação), mas o valor da tabela de bonificação.

Essa situação pode ser visualizada no protótipo abaixo:

Rateio bonificacao Tela1.png

O usuário poderá escolher ratear o valor especificado para bonificação entre verba e comissão. Clicando no campo 'Tipo Rateio´, é possível escolher o tipo de rateio desejado (verba ou comissão), como pode-ser ver na imagem abaixo:

Rateio bonificacao Tela2.png

Para que o rateio de bonificação seja exibido na tela, é necessário criar uma configuração chamada ID_UTILIZA_RATEIO_BONIFICAO, e, habilitando-a, o sistema exibirá a informação de bonificação para rateio.

Regras de integração

[RI1] – Para pedidos de bonificação, a tabela 111 será carregada na tabela PRODUTO_CUSTO.

[RI2] – O parâmetro de configuração ID_BONIFICACAO_VALOR_CUSTO deve ser preenchido com 'S' para que o sistema utilize a tabela PRODUTO_CUSTO nos pedidos de bonificação.

[RI3] – A Tabela de bonificação que será utilizada para rateio será definida pelo apontamento do campo A1_XTBBON da tabela SA1.

[RI4] – Deverá ser gerada a tabela de bonificação. Essa tabela será criada a partir de um espelho da tabela de venda, que será apontada no campo A1_XTBBON da tabela SA1, esse campo define qual a tabela de bonificação que será utilizada. Essa tabela de bonificação é escalonada, ou seja, o preço é reduzido conforme a quantidade de itens aumenta. Porém, o sistema deverá gerar a tabela de bonificação como menor valor da tabela de escalonamento, aplicando este valor para um único item.

[RI5] – Pegar o menor valor dessa tabela e multiplicar pela quantidade de itens, é esse valor que será rateado.

[RI6] – A tabela 111 será carregada na tabela PRODUTO_CUSTO, e o pedido de bonificação será feito utilizando essa tabela, porém, o rateio será feito utilizando a tabela especificada na RN1 deste documento.

Regras de Negócio

[RN1] – A Tabela de bonificação que será utilizada para rateio será definida pelo apontamento do campo A1_XTBBON da tabela SA1.

[RN2] – Para que a solução proposta seja aplicada corretamente é necessário que o usuário escolha a tabela de preço correta.

[RN3] – Com a configuração ID_UTILIZA_RATEIO_BONIFICACAO estiver habilitada o sistema exibirá a informação para rateio.

[RN4]

Aprovação

Considero aprovada a documentação da funcionalidade especificada acima, e autorizo a implementação da mesma no Sistema GeoSales, em nome da Organização a qual estou vinculado.

Setor Aprovado Por Data Assinatura
Gerente TI
Gerente Projeto
Gerente Comercial