Cubagem em Carga

De GeoSales
Revisão de 18h19min de 20 de setembro de 2022 por Ramon.queiroz (discussão | contribs) (→‎Cenários)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Histórico de Alterações

Data Quem Comentários
19/09/2022 João Ramon Criação do documento

Necessidade

O vendedor, ao fazer um pedido, possui a necessidade de saber a cubagem referente a todos os produtos inseridos nele. Por vezes, ele precisa recorrer ao seu gestor/setor de logística, para que ele seja informado da questão da cubagem e, porventura, repassar estes dados ao cliente.

Como cubagem, a empresa entende ser o somatório dos volumes das mercadorias em um pedido, para fins de fornecer ao vendedor a noção que ele precisa ter para poder gerir de forma mais assertiva as suas vendas.

Solução

Proceder com a criação das estruturas necessárias para a produção e cálculo da cubagem do pedido, que deverá estar disponível no ambiente de portal e para os dispositivos móveis. Ao trazer tais informações, estes dados deverão ser tratados dentro da plataforma e os valores de cubagem apresentados ao vendedor ao final do pedido. Estas informações deverão estar visíveis para acesso ao cliente pelos seguintes caminhos:

  • De forma individual, no item do pedido, ao acessar o ícone de informações de produto, no card de item;
  • de forma geral, no momento do fechamento do pedido, ao lado da informação do peso total do pedido, deve ser exibido o total de cubagem geral do pedido;
  • No relatório do pedido, que é importado em pdf, ao lado das informações do peso total do pedido, deve ser exibido o valor da cubagem total do mesmo;
  • Na tela de relatório de pedido na própria plataforma, na aba de informações gerais, Na seção 'informações de endereço', inserir um campo novo contando os dados de cubagem do pedido;
  • Na mesma tela de relatório do pedido na plataforma (visualização em tela), na apresentação dos itens do pedido, inserir os dados individuais de cubagem por item e total.


Implementação

Conceito de Cubagem na Visão do Cliente

De acordo com o que foi apanhado, o cliente considera as três dimensões (altura, largura e comprimento) e possui estes dados em seu ERP para realizar o cálculo de cubagem, o que equivale ao volume, que deve ser apresentado em metros cúbicos (m³). Considere a seguinte ilustração de um produto com as seguintes dimensões:

  • Altura (H): 0,25 m
  • Largura (W): 0,20 m
  • Comprimento (L): 0,47 m

O volume será dado pelo produto entre H, W e L, portanto, este item terá o volume de 0,0235 m3. Este valor pode ser calculado pela sua quantidade. Neste caso, para um pedido com 10 unidades deste produto, o valor do volume será 10*0,0235 m³, ou 0,235 m³.

O cliente já possui, de forma estruturada as informações de Altura, Largura e Comprimento no seu ERP. Portanto, estas informações deverão ser integradas para o GeoSales, para possibilitar a manipulação dos cálculos para a formação destes valores.

Cenários

1. Consideremos para a ilustração desta simulação dos itens 'X0001', 'X0002' e 'X0003', cada um com as seguintes dimensões.

Produto Altura (H) Comprimento (L) Largura (W)
X0001 0,20 0,30 0,40
X0002 0,25 0,40 0,60
X0003 0,80 0,50 0,30

Estas dimensões passarão a compor o quadro de informações de item, ao expandir o card do item acessando o ícone Info.png.


2. Pelo exposto, temos que os volumas respectivos para os itens 'X0001', 'X0002' e 'X0003' são, respectivamente, 0,024 m³, 0,06 m³ e 0,12 m³. Estes valores também deverão estar visíveis no card de informações do item, acessando o ícone Info.png.


3. Fornecidos estes dados, o vendedor irá realizar um pedido formatado na seguinte estrutura:

Produto Quantidade
X0001 15
X0002 20
X0003 50

4. Pelo exposto, teremos que, para o item 'X0001', o volume pela quantidade indicada será de 0,36 m³ (15 * 0,024), para o item 'X0002' será 1,2 m³ (20 * 0,6) e para o item 'X0003' será 6,0 m³ (50 * 0,12).


5. Como o pedido contempla os três itens e suas respectivas quantidades, teremos que a cubagem deste pedido é o somatório dos resultados dos volumes calculados em função do produto das quantidades solicitadas pelo vendedor. Assim sendo, a cubagem deste pedido será dada pela soma dos valores obtidos em (4): 0,36 + 1,2 + 6,0 = 7,56 m³.


6. Feitas as devidas considerações sobre a composição dos valores e como eles deverão se relacionar, deve-se definir as visualizações nos seguintes campos:


  • No card de informações do item, por meio do acesso ao ícone Info.png; neste card deverão constar as três dimensões do item (que já existem no ERP do cliente e que deverão ser integradas para o GeoSales), o cálculo do volume pelas dimensões do item, de forma unitária, e seu respectivo valor proporcional à quantidade inserida;


  • Durante o fechamento do pedido, na aba de 'Resumo Pedido', além das informações já existentes (valores, taxas de frete, peso total), deve ser inserido o valor da cubagem total do pedido, considerando o somatório da quantidade de todos os itens solicitados. Neste espaço, o importante é saber os valores totais;


  • Na retirada do relatório de pedidos, em formato pdf (apenas?), próximo às informações de peso total, deverá ser inserido o valor total da cubagem, considerando todos os cálculos e métodos supracitados;


  • Na visualização do pedido na própria tela do GeoSales (portal e mobile), nas Informações Gerais >>> Informações de Endereço, inserir o total da cubagem ao lado do valor do peso total, já existente na tela;


  • Na visualização do pedido na própria tela do GeoSales (portal e mobile), nas Informações de Itens do Pedido, devem ser apresentados os valores individuais de cubagem.



Cubagem.png


7. Por se tratar de uma funcionalidade específica, esta deverá ser habilitada via controle de ações. Portanto, deve-se inserir a função de habilitar a visualização de cubagem no pedido por meio do Controle de Permissões GeoSales.

Regras de Negócios

[RN1] – A ordem de grandeza para aplicação da cubagem no GeoSales EVO será em metros cúbicos (m³), consistindo no produto das dimensões do item, multiplicado pela quantidade desejada e somada aos volumes e quantidades dos demais itens dentro de um pedido.

[RN2] – Os valores apresentados das dimensões do item, bem como seus cálculos de volume e quantidades, serão para fins de exibição, e não terão participação em outras questões de sistema, tais como lead time de faturamento/entrega, cálculo de frete, dentre outros. Os valores apresentados e calculados terão um propósito exclusivamente informativo, para fins de gestão de vendas.

[RN3] – Todas as informações referentes às dimensões dos itens já existem do lado do cliente, portanto, esta estrutura deverá ser trazida via integração para o GeoSales.


[RN4] – A visualização dos dados das dimensões dos itens e dos cálculos de volume para a cubagem dos pedidos deverão estar disponíveis tanto para o portal EVO quanto para a aplicação móvel.

[RN5] – A funcionalidade deverá ter a opção de ser habilitada/desabilitada por meio do controle de permissão >>> Controle de ações.

Aprovação

Considero aprovada a documentação da funcionalidade especificada acima, e autorizo a implementação da mesma no Sistema GeoSales, em nome da Organização a qual estou vinculado.

GeoSales

Setor Aprovado Por Data
Desenvolvimento - GeoSales Pessoa que aprovou 00/00/0000
Integração - GeoSales Pessoa que aprovou 00/00/0000
Configurações - GeoSales Pessoa que aprovou 00/00/0000

Empresa solicitante

Setor Aprovado Por Data Assinatura
Gerente TI - Cliente Pessoa que aprovou 00/00/0000
Gerente de Projeto - Cliente Pessoa que aprovou 00/00/0000
Gerente Comercial - Cliente Pessoa que aprovou 00/00/0000