Mudanças entre as edições de "Casos de uso - NeoGrid"

De GeoSales
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 28: Linha 28:
  
 
== Implementação==
 
== Implementação==
 +
 +
'''Processo de importação do pedido:'''
 +
 +
No servidor do cliente há um ''Client'', chamado Neogrid Client, que tem a função de processar os pedidos e enviar os seus dados pro micro serviço. Dentro deste diretório de instalação há uma pasta onde os pedidos são inseridos no formato TXT. O ''client''
 +
 +
 +
 +
- Essa formatação geralmente é da forma: primeira linha dados referente ao pedido em si ( como se fosse o cabeçalho); Nas demais linhas vem um ou mais itens, cada linha representa um item. O primeiro dígito da linha diz se é pedido ou item, se for 1 é pedido se for 2 é item.
 +
- Com os pedidos nessa pasta, o serviço ficará varrendo essa pasta de tempos em tempos, automaticamente, e quando surgirem arquivos novos, ele vai processá-los.
 +
- Dentro da pasta vão ter listados os pedidos, quando o Client lê um novo pedido e processa esse pedido ele move o arquivo TXT para outro diretório chamado ‘Lidos’, para que ele não precise varre-lo novamente. Ou seja, para que ele não precise decidir se aquele arquivo já foi lido ou não.
 +
- Quando o client lê/processa um arquivo ele manda os dados desses pedidos para o microservice da Geosales. Quando o microservice percebe que um novo pedido chegou, ele recebe os dados do pedido e persiste no banco. (onde? Nas tabelas: PEDIDO_AUTO: que se refere aos dados do pedido, ITEM_AUTO: armazena os dados dos itens, LOG_PEDIDO_AUTO: quando ocorre algum problema referente a dados do pedido, por ex cliente que n existe na base, produto que n tem uma referencia valida, mais de um cliente para um mesmo cnjp... Quando ocorre esse tipo de problema o cliente deve corrigir os dados no banco, e tentar subir o pedido novamente, criar um novo arquivo que atualize as informações, obs: responsabilidade exclusiva do cliente!)
  
 
== Regras de Negócio ==
 
== Regras de Negócio ==

Edição das 20h16min de 26 de março de 2018

Histórico de Revisões

Data Quem Comentários
23/03/2018 Ryvane Maria Criação do Documento

Necessidade

Realizar o cadastro de pedidos de forma automática, sem que haja necessidade de montá-lo no portal ou no mobile.

Alguns pedidos são grandes o suficiente para inviabilizar o processo de cadastro de pedido via portal. É necessária a automatização de pedidos, para facilitar a sua importação.

Solução

A importação de pedidos será feita diretamente no servidor através de um micro serviço que será criado com esta finalidade.

Em um arquivo, de formato txt, será possível inserir automaticamente vários pedidos diferentes.

Após a inserção desses pedidos, via micro serviço, será possível visualizar a lista de todos os pedidos que já foram importados na tela de Pedido Auto. A partir dessa tela o usuário pode carregar o pedido na tela de cadastro de pedido usual do GeoSales e salvá-lo.

A partir do momento que o usuário salva o pedido, ele é excluído da lista exibida na tela de pedido auto, e para o GeoSales, se torna um pedido convencional como outro qualquer que foi inserido via cadastro manual. É importante salientar que, antes de salvar o pedido capturado na tela de pedido auto, o usuário deve verificar se os dados foram carregados corretamente na tela de pedido.

Os pedidos importados de forma automática só poderão ser visualizados no relatório de pedidos quando for devidamente salvo na tela de cadastro de pedido. Isso ocorre porque o código (id) do pedido só é gerado após o usuário salvar o pedido.

Implementação

Processo de importação do pedido:

No servidor do cliente há um Client, chamado Neogrid Client, que tem a função de processar os pedidos e enviar os seus dados pro micro serviço. Dentro deste diretório de instalação há uma pasta onde os pedidos são inseridos no formato TXT. O client


- Essa formatação geralmente é da forma: primeira linha dados referente ao pedido em si ( como se fosse o cabeçalho); Nas demais linhas vem um ou mais itens, cada linha representa um item. O primeiro dígito da linha diz se é pedido ou item, se for 1 é pedido se for 2 é item. - Com os pedidos nessa pasta, o serviço ficará varrendo essa pasta de tempos em tempos, automaticamente, e quando surgirem arquivos novos, ele vai processá-los. - Dentro da pasta vão ter listados os pedidos, quando o Client lê um novo pedido e processa esse pedido ele move o arquivo TXT para outro diretório chamado ‘Lidos’, para que ele não precise varre-lo novamente. Ou seja, para que ele não precise decidir se aquele arquivo já foi lido ou não. - Quando o client lê/processa um arquivo ele manda os dados desses pedidos para o microservice da Geosales. Quando o microservice percebe que um novo pedido chegou, ele recebe os dados do pedido e persiste no banco. (onde? Nas tabelas: PEDIDO_AUTO: que se refere aos dados do pedido, ITEM_AUTO: armazena os dados dos itens, LOG_PEDIDO_AUTO: quando ocorre algum problema referente a dados do pedido, por ex cliente que n existe na base, produto que n tem uma referencia valida, mais de um cliente para um mesmo cnjp... Quando ocorre esse tipo de problema o cliente deve corrigir os dados no banco, e tentar subir o pedido novamente, criar um novo arquivo que atualize as informações, obs: responsabilidade exclusiva do cliente!)

Regras de Negócio

[RN1]

Aprovação

Considero aprovada a documentação da funcionalidade especificada acima, e autorizo a implementação da mesma no Sistema GeoSales, em nome da Organização a qual estou vinculado.

Setor Aprovado Por Data Assinatura
Gerente TI
Gerente Projeto
Gerente Comercial