Mudanças entre as edições de "Discussão:Valores para Verba ou Comissão"
Linha 6: | Linha 6: | ||
* Comissão e Verba | * Comissão e Verba | ||
* Comissão e Verba são conceitos comuns do mercado, porém é importante saber como a verba é gerada para os vendedores em cada empresa. Se a verba é anual, mensal, por cliente, incremental. Sem essas informações fica difícil mensurar como essa verificação de verba irá impactar o sistema. Na descrição do caso de uso você diz que o sistema deve detalhar a verba e a comissão, então eu realmente gostaria de ver uma fórmula que gere a verba e a comissão de forma a atender todos os tipos de clientes automaticamente, pois isso é muito interessante. | * Comissão e Verba são conceitos comuns do mercado, porém é importante saber como a verba é gerada para os vendedores em cada empresa. Se a verba é anual, mensal, por cliente, incremental. Sem essas informações fica difícil mensurar como essa verificação de verba irá impactar o sistema. Na descrição do caso de uso você diz que o sistema deve detalhar a verba e a comissão, então eu realmente gostaria de ver uma fórmula que gere a verba e a comissão de forma a atender todos os tipos de clientes automaticamente, pois isso é muito interessante. | ||
+ | '''GARCEZ:''' O sistema nao deve detalhar a comissao nem a verba pois ambas são tratadas diretamente no ERP do cliente. O que o geosales precisa fazer é disponibilizar 2 campos, um de verba e outro de comissão para o vendedor ter livre escolha de como vai dividir o saldo da venda dele. | ||
* Com relação a comissão eu não vi a regra da comissão do vendedor. Não consigo pensar que uma empresa possa ter como regra de comissão a diferença entre valor mínimo e o valor vendido, pois aonde a empresa teria lucro?E também não vi nenhuma regra de validação para a inserção dos campos de comissão e verba. Aceita qualquer valor, positivo, negativo, letras, vazio? É preciso definir o que é possível e o que não é. Também deve-se especificar a regra de negócio do rateio. Como o vendedor irá ratear isso? Ele tem limite, pode sempre tirar da verba dele? A verba tem um limite, se sim ele vem daonde? | * Com relação a comissão eu não vi a regra da comissão do vendedor. Não consigo pensar que uma empresa possa ter como regra de comissão a diferença entre valor mínimo e o valor vendido, pois aonde a empresa teria lucro?E também não vi nenhuma regra de validação para a inserção dos campos de comissão e verba. Aceita qualquer valor, positivo, negativo, letras, vazio? É preciso definir o que é possível e o que não é. Também deve-se especificar a regra de negócio do rateio. Como o vendedor irá ratear isso? Ele tem limite, pode sempre tirar da verba dele? A verba tem um limite, se sim ele vem daonde? | ||
+ | '''GARCEZ:'''O geosales nao irá administrar a verba e/ou a comissao do vendedor. Quem fará isso será o ERP. Portanto o limite, o valor que ele vai ratear ou qualquer outra coisa será administrada no ERP. Nós, como GEOSALES precisamos somente disponibilizar 2 campos para ele informar como ELE quer fazer o rateio. Se vai colocar tudo na verba e zera a comissao ou tudo na comissao e zerar a verba quem sabe são eles. | ||
'''GARCEZ:''' Não precisamos entender o conceito de comissão e verba para esse cliente. Toda essa tratativa será feita na retaguarda do cliente. A unica solução que o cliente espera da SOFTSITE é que o vendedor informe no GEOSALES quanto ele vai aplicar de COMISSÃO e VERBA baseado no saldo gerado na venda. | '''GARCEZ:''' Não precisamos entender o conceito de comissão e verba para esse cliente. Toda essa tratativa será feita na retaguarda do cliente. A unica solução que o cliente espera da SOFTSITE é que o vendedor informe no GEOSALES quanto ele vai aplicar de COMISSÃO e VERBA baseado no saldo gerado na venda. |
Edição das 17h58min de 2 de janeiro de 2017
Observações
- Necessidade
Não entendi a necessidade do cliente. Pela descrição você disse somente o que o cliente quer e não informou o porque ele quer isso.
- Comissão e Verba
- Comissão e Verba são conceitos comuns do mercado, porém é importante saber como a verba é gerada para os vendedores em cada empresa. Se a verba é anual, mensal, por cliente, incremental. Sem essas informações fica difícil mensurar como essa verificação de verba irá impactar o sistema. Na descrição do caso de uso você diz que o sistema deve detalhar a verba e a comissão, então eu realmente gostaria de ver uma fórmula que gere a verba e a comissão de forma a atender todos os tipos de clientes automaticamente, pois isso é muito interessante.
GARCEZ: O sistema nao deve detalhar a comissao nem a verba pois ambas são tratadas diretamente no ERP do cliente. O que o geosales precisa fazer é disponibilizar 2 campos, um de verba e outro de comissão para o vendedor ter livre escolha de como vai dividir o saldo da venda dele.
- Com relação a comissão eu não vi a regra da comissão do vendedor. Não consigo pensar que uma empresa possa ter como regra de comissão a diferença entre valor mínimo e o valor vendido, pois aonde a empresa teria lucro?E também não vi nenhuma regra de validação para a inserção dos campos de comissão e verba. Aceita qualquer valor, positivo, negativo, letras, vazio? É preciso definir o que é possível e o que não é. Também deve-se especificar a regra de negócio do rateio. Como o vendedor irá ratear isso? Ele tem limite, pode sempre tirar da verba dele? A verba tem um limite, se sim ele vem daonde?
GARCEZ:O geosales nao irá administrar a verba e/ou a comissao do vendedor. Quem fará isso será o ERP. Portanto o limite, o valor que ele vai ratear ou qualquer outra coisa será administrada no ERP. Nós, como GEOSALES precisamos somente disponibilizar 2 campos para ele informar como ELE quer fazer o rateio. Se vai colocar tudo na verba e zera a comissao ou tudo na comissao e zerar a verba quem sabe são eles.
GARCEZ: Não precisamos entender o conceito de comissão e verba para esse cliente. Toda essa tratativa será feita na retaguarda do cliente. A unica solução que o cliente espera da SOFTSITE é que o vendedor informe no GEOSALES quanto ele vai aplicar de COMISSÃO e VERBA baseado no saldo gerado na venda.
- Regras de negócio
- Nenhuma das RNs apresentadas é uma regra de negócio válida. Você dizer que vai ter um botão na tela não define nenhuma regra e sim como é que a tela se mostrará. Nesse tópico devem ser salientadas fórmulas de cálculo, exceções, ou fluxos do processo que envolvem o negócio do cliente.
- Valor Mínimo * Quantidade - Valor do Pedido | não seria Valor Mínimo * Quantidade - Valor do item no Pedido * quantidade, pois o valor do pedido é o valor TOTAL do pedido e isso gera confusão a quem está lendo.
Com relação ao exemplo dado, você usou um exemplo com escalonamento de preço do produto que deve ser feito de acordo com a quantidade. E no exemplo ele pega o valor atual do escalonamento, isso foi muito bom, pois já trata essa situação, porém preciso que você me confirme que ele sempre pegará o preço mínimo da faixa de preço atual e não da original.Com relação aos preços que você irá utilizar para fazer a subtração, esse valor do item será com ou sem impostos? Outra dúvida é se o valor da subtração for negativo é para aparecer negativo ou de outra forma?
- Fórmula de cálculo
- Para esse ponto da fórmula " Diferença Valor * 100 / ((Valor mínimo PROD A * 100)+(Valor mínimo PROD B * 100)) " existe uma falha matemática aonde caso o valor mínimo dos produtos sejam iguais a zero teremos uma divisão por zero o que gerará falha na aplicação. Então você deve adicionar uma tratativa para essa situação antes da aplicação da fórmula.
OBS 1 - Lembrando que os itens que foram aplicados descontos abaixo do mínimo não ficarão pendentes de aprovação.. E se eles ficarem pendentes, como o sistema deve se comportar? Isso afetará alguma regra.
GARCEZ: Cara isso é uma configuração. Então não haverá itens pendentes nesta empresa.
- Tabelas Novas
- ENTIDADE E PEDIDO_ENTIDADE, o que essas tabelas significam? O nome ENTIDADE é muito genérico e ao meu ver não diz a que veio. Seria preciso colocar no cenário o fluxo completo que salva as informações nessas tabelas novas pra entender como sua modelagem funciona. Também é importante colocar os tipos das colunas para mensurar o impacto dos dados no banco.
GARCEZ:Esses nomes de tabelas foram sugeridos pelo Jefferson na reunião que tivemos, eu ele e o Inaldo. Portanto so repliquei os nomes que ele informou na reunião. Quanto a modelagem o próprio Jefferson novamente disse que já tem isso quase pronto na empresa MINORGAM se não estou enganado.
- Cenários
- Cenário sempre vem no final do documento.
- Somente um cenário é insuficiente para abranger os casos padrões muito menos os de exceção e alternativos.
- Impacto da adição de novos campos
- Com a adição de novos campos será preciso adicionar ao prazo de desenvolvimento a inclusão desses novos campos no WEB Service e no CLAUDUS. Isso tem que ser colocado devido a necessidade de que os campos sejam persistidos também no ERP.
- Marcus Fábio está fazendo um caso de uso com um novo componente de rateio de informações que pode ser útil. Fala com ele ok!