Aplicação de LeadTime de Faturamento e data de entrega
Histórico de Alterações
Data | Quem | Comentários |
---|---|---|
20/10/2018 | Ryvane Maria | Criação do documento |
15/04/2019 | Ryvane Maria | Alterações solicitadas pela MONTANA sobre a montagem de carga. |
20/05/2019 | Ryvane Maria | Inclusão do campo transportadora para cadastro de exceção. |
21/05/2025 | Renato Lima | Inclusão da RN13. |
Necessidade
Aplicar, na tiragem de pedidos do portal GeoSales, as informações de LeadTime de faturamento e de entrega inseridas no cadastro de LeadTime. Neste cadastro deverão ser inseridas algumas informações acerca do pedido que está sendo criado, como por exemplo a sua data de entrega e de faturamento, baseando-se em parâmetros como organização de venda, canal de venda, destino do pedido, família de produtos e horário de corte.
O LeadTime de faturamento define o tempo que determinado pedido levará, desde o cadastro do pedido, até ser possível que este pedido seja faturado. O LeadTime pode ser diferente para famílias de produtos diferentes, de acordo com a quantidade a ser produzida, ou diferentes organizações de venda, visto que cada tipo de produto, bem como cada produtora, possui uma logística diferente de produção e estocagem. No caso de produtos produzidos sob demanda, ou seja, em que a produção só se inicia após a encomenda do produto, o LeadTime de faturamento é o tempo em que este produto leva até estar pronto para ser faturado.
O LeadTime de entrega, por sua vez, é definido pelo tempo que o pedido levará para ser entregue, desde o seu cadastro. Este tempo pode ser determinado baseando-se em diversos fatores, como por exemplo a organização de venda de onde terá origem, e o destino que o pedido será entregue.
Solução
Uma nova funcionalidade será criada com finalidade de cadastrar e parametrizar, diretamente no portal GeoSales, informações a respeito do LeadTime de faturamento e do LeadTime de data de entrega de um pedido.
Neste cadastro, será possível inserir informações de parametrizações características do pedido, como organização de venda, canal de venda, família de produtos, quantidade mínima e máxima de itens, horário de corte da validação, transportadora, estado e cidade de destino. Além das informações a cerca do pedido em si, poderão ser cadastradas também, associadas a parametrização, as informações de LeadTime como mínimo de dias para faturamento, mínimo e máximo de dias para entrega.
A partir dos dados inseridos no cadastro de LeadTime de faturamento e data de entrega serão aplicadas, no momento da tiragem de pedidos, as validações de ambos os LeadTime cadastrados.
O LeadTime de faturamento, após cadastrado, será validado de forma que o vendedor não possa inserir uma data de faturamento que esteja fora do parametrizado. O vendedor poderá alterar a data de faturamento, o que refletirá consequentemente na data de entrega, pois as datas de faturamento e de entrega estão associadas.Essa data de faturamento deverá ser validada novamente conforme as regras de parametrização vigentes no momento da edição. Caso haja um atraso no LeadTime de faturamento, um e-mail é disparado ao vendedor e ao cliente para informar a cerca da situação.
O LeadTime de data de entrega, por sua vez, define o período em que o pedido pode ser entregue, de acordo com sua data mínima e máxima. Esta validação será aplicada de forma que tenha seu início de contagem a partir da data de previsão de faturamento, também inserida pelo vendedor no momento da venda.
Desta forma, será possível limitar a data de entrega e a data de faturamento dos pedidos a quantidade mínima/máxima de dias cadastradas.
Implementação
- Criar campos para cadastro de informações:
Deverá ser criado um cadastro com a finalidade de incluir informações a respeito da data mínima e máxima de entrega.
Neste cadastro poderão ser incluídos pelo usuário as seguintes informações: Organização de venda, canal de venda, família de produtos, transportadora, país, estado e cidade do cliente destino, transportadora, horário de corte da validação, quantidade mínima e máxima de itens e quantidade de dias mínimo e máximo para entrega e LeadTime mínimo de faturamento. Dentre esses campos, os campos cidade, país, horário de corte, quantidade máxima de itens, e quantidade máxima de LeadTime de entrega e faturamento não são obrigatórios.
- Salvar informações cadastradas no GeoSales:
É importante salientar que será utilizado como LeadTime base de faturamento ou de entrega, o de maior valor dentro do pedido. Dentre todos os itens inseridos em um pedido, poderão haver itens com diferentes valores de LeadTime de faturamento ou de entrega, neste caso, será considerado o LeadTime de maior valor.
- Validar informações de LeadTime de faturamento:
De acordo com as informações parametrizadas no cadastro de LeadTime, a data de faturamento inserida pelo vendedor deverá ser validada de forma que não possa ser inserida uma data de faturamento menor que a cadastrada de acordo com os parâmetros definidos. Além disso, é importante salientar também que deverá ser levado em consideração para contabilizar os dias de LeadTime, o horário de corte parametrizado.
- Validar informações de LeadTime de entrega:
De acordo com as informações parametrizadas no cadastro de LeadTime, a data de entrega do pedido será definida pela data mínima de entrega parametrizada respeitando os parâmetros definidos em cadastro.
É importante salientar que deve ser considerada a data de maior valor dentro do pedido, ou seja, caso haja diferentes LeadTime cadastrados para diferentes itens inseridos no pedido, deverá ser considerada a data de maior valor. Além disso, é importante salientar também que deverá ser levado em consideração para contabilizar os dias de LeadTime, o horário de corte parametrizado.
- Cenário de alteração de data de faturamento:
Ao editar um pedido que ainda não foi efetivado, deve ser possível que o usuário altere a data de faturamento. Esta alteração pode ser feita desde que a nova data de faturamento seja novamente validada considerando e respeitando o LeadTime Vigente no momento da edição do pedido.
- Alterar data de entrega e de faturamento expirada na análise do pedido:
Alguns pedidos podem gerar pendências que irão aguardar aprovação para que o pedido seja enviado ao ERP. Esses pedidos ficam aguardando até que o supervisor responsável realize a aprovação. Esse tempo de espera, por algum motivo, pode ser longo, de forma que a data de faturamento e de entrega definida pelo vendedor seja expirada antes que o pedido seja aprovado.
Caso isso ocorra, é necessário que o GeoSales identifique que a data de entrega e/ou de faturamento já foi expirada, e realize novamente a validação de LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega. Realizada essa validação, o GeoSales deverá substituir a data de entrega e de faturamento do pedido pelas datas mínimas do LeadTime de entrega e de faturamento. Por exemplo: a data de entrega do pedido será substituída pela data mínima de entrega respeitando o LeadTime, e a data faturamento será substituída pela data mínima de faturamento respeitando o LeadTime.
É importante salientar que essas datas deverão ser alteradas no pedido, e será possível que o vendedor visualize essa informação alterada.
- Alterar data de entrega no momento da montagem da carga:
A funcionalidade de montagem de carga consiste em preparar uma coletânea de pedidos, já faturados e de clientes agendados (campo exige agendamento preenchido), a serem entregues em uma mesma carga. Como serão enviados numa mesma carga, todos os pedidos contidos na carga serão entregues na mesma data e, consequentemente, deverão ter suas datas de entrega alteradas caso seja necessário.
Tendo em vista essa situação, o usuário poderá, no momento da montagem de carga, definir uma data de entrega para aquela carga. Caso este campo seja preenchido, ao passo da finalização (ou fechamento) da carga, a data de entrega será alterada para todos os pedidos inseridos na carga. Caso um pedido seja inserido na carga após a definição da data de entrega, antes do fechamento da carga, este pedido também terá sua data de entrega atualizada para a nova data definida pelo usuário.
Regras de Negócios
[RN1] - O LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, será o mesmo para todos os pedidos, indiferente do seu tipo.
[RN2] - A quantidade de dias mínima/máxima para entrega será contada a partir da data de faturamento do pedido, quando estiver configurado para levar em consideração está data conforme RN13;
[RN3] - As validações de data de entrega serão feitas no momento da criação do pedido, portanto, será usado como parâmetro de validação os dados vigentes na data atual de edição do pedido.
[RN4] - O sistema deve definir a data de entrega dos pedidos de acordo com a quantidade máxima de dias, cadastrada segundo os parâmetros do CRUD que será criado para essa finalidade.
[RN4] - As informações de LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, tem como finalidade restringir o vendedor a inserir as informações corretas no pedido, e não será possível visualizar essas informações em nenhuma etapa do processo de cadastro de pedidos.
[RN5] - Será usado como LeadTime base de faturamento ou de entrega, o de maior valor dentro do pedido.
[RN6] - O vendedor poderá alterar a data de faturamento, o que refletirá consequentemente na data de entrega, devido ao cálculo de LeadTime.
[RN7] - O LeadTime, tanto de faturamento quanto de entrega, deverão considerar o horário de corte parametrizado no Cadastro de LeadTime. Caso o horário definido já tenha sido ultrapassado, o dia em questão não irá mais contabilizar o LeadTime. Ou seja, a contagem irá iniciar no dia seguinte, consequentemente acrescentando um dia a mais no LeadTime.
[RN8] - Será criado no GeoSales um cadastro de feriados, que poderá ser parametrizado no GeoSales. Os LeadTime de faturamento e de entrega não contabilizarão os feriados cadastrados.
[RN9] - A alteração da data de entrega e de faturamento mediante a sua expiração no momento da aprovação do pedido não irá ser comunicada ao vendedor através de e-mails, alertas ou outros meios. Porém, será possível que o vendedor visualize essa informação pesquisando por esse pedido.
[RN10] - Caso o usuário deseje editar o pedido, os LeadTime de faturamento e de entrega serão validados novamente, de acordo com a data de edição do pedido.
[RN11] - Caso não exista LeadTime cadastrado para os parâmetros existentes naquele pedido, a data de entrega e de faturamento não será alterada, mesmo que essa data tenha sido ultrapassada no momento da aprovação do pedido.
[RN12] - Será disparado um e-mail ao passo da finalização da montagem de carga, quando houver alteração de sua data, com finalidade de informar o vendedor e o cliente a respeito dessa alteração.
[RN13] - Será criado um novo campo no cadastro de parâmetro data entrega com o nome BASE_CALCULO_DATA_ENTREGA ele vai receber dois valores: - E = Data de Emissão - F = Data de Faturamento, campo na tela de pedido que recebe o valor; - Caso o valor default deste campo, estiver NULL receberá a data de Emissão, sendo assim em caso em que não tiver valor no cadastro de lead time, este considerará a data de emissão do pedido.
Regras de Integração
[RI1] - As informações de LeadTime de entrega e de faturamento, para o cenário da Montana, serão trazidas do ERP e não poderão ser cadastradas ou editadas no GeoSales. Ou seja, o cadastro de LeadTime da Montana será alimentado via integração de dados. O cenário de busca de dados será definido no documento de manual de integração, realizado em conjunto entre as equipes de integração GeoSales e Montana.
Aprovação
Considero aprovada a documentação da funcionalidade especificada acima, e autorizo a implementação da mesma no Sistema GeoSales, em nome da Organização a qual estou vinculado.
GeoSales
Setor | Aprovado Por | Data |
---|---|---|
Gerente TI - GeoSales | Leonardo Sousa | 18/12/2018 |
Empresa solicitante
Setor | Aprovado Por | Data |
---|---|---|
TI | ||
Gestor do Projeto | ||
Diretoria |